quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ceará inclui pesquisa no currículo do ensino médio

http://porvir.org/porfazer/governo-ceara-inclui-nucleo-de-pesquisa-a-formacao-regular-ensino-medio/20120524

Alunos do ensino médio de 12 escolas do Ceará tiveram um aumento na carga horária para incluir aulas obrigatórias de metodologias de pesquisa. O programa, ainda piloto, chama-se Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais e foi criado pelo Instituto Aliança em parceria com o governo estadual. A nova disciplina oferece aos jovens a oportunidade de ter um primeiro contato com a elaboração de projetos, questionários,  trabalho de campo e análise das descobertas. Além de aproximar esses estudantes do universo da investigação científica, a proposta é que o programa ajude os jovens a desenvolver sua identidade e seja uma arma no combate à evasão escolar.
Há um mês, os cerca de 3,6 mil alunos do primeiro ano do ensino médio das 12 escolas selecionadas, todas da rede estadual, ganharam quatro horas a mais na grade semanal. Nessas aulas, os professores capacitados trabalham as diferentes metodologias de pesquisa de forma articulada com os conteúdos das demais disciplinas e estimulando os jovens a buscar pistas, caminhos e soluções para se informar sobre os temas propostos.
crédito Vivian Seefeld / Fotolia.comCeará e Instituto Aliança incluem núcleo de pesquisa no ensino médio estadual

Entre os objetos de investigação estão a história do seu território e da sua própria família. “É preciso primeiro se descobrir. Por isso, trabalhamos com os estudantes a autoidentidade e a autoimagem, para que eles possam se perceber como leitores e pesquisadores. E também para que sejam mais interessados e se integrem à comunidade a partir da pesquisa”, afirma Eveline Correa, coordenadora pedagógica regional do Instituto Aliança.
“Estamos levando as reflexões em sala de aula para a prática, fazendo com que os alunos associem os conteúdos ao dia-a-dia deles”
De acordo com os especialistas, descobrir-se, conhecer a origem da sua família e de seu sobrenome, o bairro em que nasceu, onde vive e como esse ambiente influencia em suas características pessoais também ajuda o jovem a permanecer na escola. Quanto mais interessados pelo mundo ao seu redor, melhor a relação dos estudantes com o aprendizado e com a escola. Segundo os dados do censo escolar 2011, divulgados na semana passada, o estado do Ceará tem um índice de evasão escolar de cerca de 11,5%, valor superior à média nacional, que é de 9,6%.
Na prática
Cada instituição ganhou um núcleo de pesquisa onde professores capacitados relacionam os conteúdos trabalhados em outras disciplinas ao processo de investigação. A partir da pauta saúde na escola, por exemplo, os educadores correlacionam o exercício aos estudos de história e ciências.  “Estamos terminando o primeiro mês de aula com resultados positivos, conseguindo usar com sucesso essa metodologia de integração, levando as reflexões em sala de aula para a prática, fazendo com que os alunos associem os conteúdos ao dia-a-dia deles”, afirma a coordenadora.
A ideia é que, no final do ano, o modelo seja apresentado a todas as escolas regulares de ensino médio do estado. Além disso, técnicos serão formados para acompanhar e avaliar o desenvolvimento do programa nesta primeira fase. A partir do ano que vem, a proposta é iniciar o projeto também com as turmas do segundo ano. Em 2014, a previsão é que o programa contemple todos os anos do ensino médio.

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